Governo Provincial do Zaire
Sociedade

Zaire prevê colher mais 6 mil toneladas de produtos diversos na Campanha Agrícola


Os dados foram apresentados pelo Director do Gabinete da Agricultura, Pecuária e Pescas, Gouveia da Silva Pedra, na última terça-feira, 26 de Novembro, durante o acto que deu abertura do ano agrícola 2019/2020, na província do Zaire.



Abertura da presente Campanha Agrícola, aconteceu no município do Tomboco e coube a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Fernanda Deolinda Sumbo Guerra, presidir a actividade em representação do governador Provincial do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia.



A vice-governadora, na sua intervenção apelou aos homens e mulheres do campo para se engajarem nas tarefas para o aumento de produção, deste modo obter-se bons resultados no final da época. Um desafio prontamente aceite pelos produtores.



E, para que isto venha acontecer, depois das intervenções, no local, aos associados em cooperativas, fez-se a entrega de diversas sementes e instrumentos para prática da agricultura e parcelas de terras já limpas e desbravadas.



De acordo com o que está planificado pelo sector, no Zaire, em termos de adubos compostos NPK para o presente ano agrícola, estão disponíveis 60 toneladas. Adubos simples sulfato de amônio 15 toneladas. Sementes de Milho 5 toneladas, de amendoim 2 toneladas, de feijão macunde 1 tonelada. Instrumentos de trabalho como enxadas e catanas, 1000 e 600, respetivamente.



O número total de famílias a assistir para a presente Campanha Agrícola pelo o Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural, estão previstos 13.609 famílias enquanto que no programa de fomento agropecuário 23.985 famílias, o que perfaz um total de 37. 594 famílias.



Com este incentivo, espera-se para esta campanha agrícola 2019/2020, a nível da província do Zaire, uma produção estimada de 46. 916,1 toneladas de produtos diversos.



A jornada de campo da vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, no quadro da abertura do ano agrícola 2019/2020, culminou no município do Nzeto, onde visitou-se o campo agrícola em preparação para as famílias Mpembe Ngombe, bem como, a fazenda Geo-campo, localizado no município do Nzeto.



 


Galeria de Imagens