Governo Provincial do Zaire
Governo

Projecto de Electrificação lançado no Zaire

A ligação eléctrica das sedes municipais da província do Zaire à Rede Nacional de Electricidade (RNE) termina dentro de dois anos e meio, anunciou na última sexta-feira, 28, no município do Kuimba, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Ao intervir no acto do lançamento do projecto da electrificação da província do Zaire, o governante assegurou estarem garantidas as condições financeiras, técnicas e humanas para o cumprimento dos prazos contratuais.

De acordo com o governante, o projecto tem como objectivo aumentar a capacidade de oferta e expansão dos serviços de distribuição de energia eléctrica, através da construção de novas subestações, postos de transformação e redes domiciliares em toda a extensão da província do Zaire.

O ministro aproveitou a ocasião para informar que os habitantes do Soyo e Nzeto, já estão a beneficiar de energia proveniente da barragem de Cambambe, província do Cuanza Norte, e posteriormente, do Ciclo combinado do Soyo. Sendo, o mesmo que vai acontecer para os habitantes de Mbanza Kongo, do Kuimba, Nóqui e Tomboco.

Inserido no Programa de Investimentos Públicos (PIP), a empreitada será executada por uma empresa chinesa e terá a duração de 30 meses.

Assistiram ao lançamento desse projecto, o ministro das finanças, Archer Mangueira, o governador do Zaire, José Joanes André, o embaixador chinês em Angola, Cui Aimin, secretários de Estado e directores nacionais de diversos departamentos ministeriais.

Com uma extensão de 40 mil e 130 quilómetros quadrados, a província do Zaire tem uma população de 594 mil e 428 habitantes distribuídos nos municípios de Mbanza Congo, Soyo, Cuimba, Nzeto, Tomboco e Nóqui.

Galeria de Imagens